Resenha do livro Direto ao Ponto

January 04, 2016 · 3 mins read

Resenha do livro Direto ao Ponto - Criando produtos de forma enxuta

Se você ou sua empresa irá iniciar um projeto ou mesmo está no meio de um projeto mas está meio perdido com todas atividades necessárias pra tirar a ideia da cabeça e disponibilizar um produto ao seu usuário final, então este livro é mais que recomendado, é praticamente obrigatório.

Como o próprio autor justifica, o livro traz uma receita de bolo que o ajudará a identificar a visão e objetivos do produto, personas, features e jornadas. Com estas valiosas informações, planejar as entregas enxutas, curtas e priorizadas. Em outras palavras irá te ajudar a construir um produto em etapas, o chamado MVP.

Mas meu produto é muito grande ou minha empresa não é uma startup !

O autor Paulo Caroli deixa claro no Prefácio que o livro nasceu da sua vasta experiência com muitas empresas, de startups a grandes corporações e também com o relacionamento com pessoas influentes na área. E o conteúdo do livro esclarece esta experiência, portanto é seguro dizer que este livro lhe trará benefícios, independente do tamanho ou tipo de projeto.

MVP

O livro inicia com uma explicação completa e muito didática do conceito de MVP, que pode ser resumido em:

“Produto mínimo viável (em inglês, Minimum Viable Product ─ MVP) é a versão mais simples de um produto que pode ser disponibilizada para a validação de um pequeno conjunto de hipóteses sobre um negócio.”

Inception Enxuta

Conceitos e técnicas ágeis são muito úteis para se usar no decorrer do projeto, porém fica a dúvida: como usar ? O que é preciso fazer ? Como juntar tudo e gerar resultado ?

E são justamente estas dificuldades que o autor demonstra como resolver de forma simples no formato de um workshop colaborativo com atividades passo-a-passo, que compreende desde a ideia do produto até o planejamento das entregas priorizadas pelo valor de negócio. É o caminho para o desenvolvimento do seu produto.

Você pode conferir a lista de atividades desempenhadas no workshop no sumário do livro.

Conclusão

O livro é de leitura fácil e com muitas fotos e desenhos para exemplificar as atividades realizadas no workshop. Inclusive o apêndice inclui um exemplo real da aplicação dos conceitos ensinados no livro.

É indicado para qualquer pessoa que queira organizar ou mesmo otimizar o seu processo de desenvolvimento de produtos pois o livro consegue ensinar áreas do planejamento que envolvem análise, riscos, estimativas e outras que você iria se desinteressar se fosse um livro clássico de gerenciamento de projetos.

← Previous Post Next Post